Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão mista vota parecer do relator sobre medida provisória que regulamenta isenção tributária para créditos fiscais vindos de subvenção para investimentos.



Comissão analisa medida provisória para isenção tributária

Nesta quinta-feira (14), a comissão mista responsável por analisar a medida provisória que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais vindos de subvenção para investimentos (MP 1185/23) irá votar o parecer do relator, deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG). O deputado apresentou ontem seu parecer em que defende a aprovação de um projeto de lei de conversão.

A reunião está agendada para as 14h30 e será realizada no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Atualmente, as subvenções recebidas pelas empresas para construir ou ampliar uma fábrica (investimento) ou pagar despesas do dia a dia (custeio) não entram na base de cálculos dos impostos federais, ficando, portanto, livres de tributação. Com a MP, essa sistemática mudará.

O texto da MP 1185/23 faz parte da agenda prioritária do governo federal, que visa aumentar a arrecadação e fechar o déficit fiscal previsto para o próximo ano.

O Executivo afirma que a nova sistemática proposta pela MP 1185/23 tem potencial para gerar uma arrecadação de R$ 137 bilhões em quatro anos, sendo R$ 35 bilhões em 2024.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo