Agência BrasilDestaque

Campanha nos cinemas alerta sobre riscos do glaucoma e importância dos exames preventivos com oftalmologista

A partir do dia 7 até o dia 15 de dezembro, frequentadores de cinemas de 125 cidades brasileiras terão a oportunidade de assistir a uma campanha de 29 segundos alertando sobre os riscos do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. A iniciativa é promovida pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), que busca aumentar a conscientização sobre a importância dos exames preventivos com oftalmologistas.

O objetivo da campanha nos cinemas é sensibilizar o público sobre as consequências de deixar a doença se desenvolver sem tratamento. O presidente da SBG, Roberto Galvão Filho, salientou a importância de chocar as pessoas, mostrando que a perda de visão causada pelo glaucoma é irreversível. Ele ressaltou que o cinema, uma forma de arte apreciada por muitos, é prejudicado por essa condição, e a intenção é alertar as pessoas sobre a existência da doença e incentivá-las a procurar tratamento o mais cedo possível.

O glaucoma ainda é desconhecido por grande parte da população, como evidenciado por uma pesquisa realizada pela SBG, na qual 90% dos entrevistados não sabiam que apresentavam sinais de risco da doença. De acordo com a SBG, estima-se que 2,5 milhões de pessoas vivam com glaucoma no país, e no mundo, existem milhões de indivíduos com deficiência visual ou cegos devido ao glaucoma.

O dossiê elaborado pela SBG também revela que em 2022 foram realizadas mais de 10 milhões de consultas oftalmológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. No entanto, o presidente da SBG enfatizou que muitos casos de glaucoma são descobertos tardiamente no Brasil, o que torna o tratamento da doença mais difícil e dispendioso. Ele ressaltou que a descoberta tardia do glaucoma implica em custos adicionais para o estado e pode resultar em acidentes de trânsito e quedas devido aos defeitos visuais irreversíveis causados pela doença.

Apesar de não haver cura para o glaucoma, um diagnóstico precoce pode ajudar a retardar o avanço da doença. O presidente da SBG destacou que a consulta anual ao oftalmologista é fundamental, já que o glaucoma afeta a visão periférica e muitas vezes os pacientes não percebem que estão perdendo a visão até que uma grande parte do nervo óptico já tenha sido danificada. Além disso, o tratamento para o glaucoma está disponível no SUS para pacientes em todo o Brasil, incluindo colírios, tratamento a laser e cirurgias.

Em resumo, a campanha nos cinemas busca conscientizar a população sobre os riscos do glaucoma e incentivar a realização de exames oftalmológicos regulares, a fim de detectar a doença precocemente e proporcionar tratamento adequado, evitando assim complicações irreversíveis associadas à condição. Essa iniciativa da SBG visa a reduzir o impacto do glaucoma na sociedade, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao tratamento e preservem a qualidade de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo