Ministério da Gestão e da Inovação divulga lista de cidades onde serão aplicadas as provas do concurso público nacional

A seleção dessas cidades leva em conta a proximidade das casas dos candidatos, o que torna mais fácil e barato realizar as provas. Além disso, a realização do concurso em diversas cidades permite que os candidatos concorram a vagas de diversos órgãos públicos pagando apenas uma inscrição. Esse modelo inovador de concurso público unificado visa preencher 6.640 vagas para servidores federais e é conhecido como o “Enem dos concursos”.
Dentre as áreas contempladas, a distribuição por regiões é a seguinte: 39 municípios na Região Norte, com destaque para os 16 municípios no Pará; 54 municípios na Região Nordeste, com maior número de cidades na Bahia; 20 municípios na Região Centro-Oeste, sendo 8 em Goiás; 44 municípios na Região Sudeste, com maior concentração em Minas Gerais; e 23 municípios na Região Sul, com 9 no Rio Grande do Sul.
A aplicação do CPNU pela Fundação Cesgranrio tem o objetivo de democratizar o acesso aos concursos públicos e facilitar a participação de candidatos de diversas regiões do país. Com a seleção das 180 cidades, o ministério busca tornar mais equitativa a participação de candidatos em todo o território nacional.