DestaqueUOL

Ministério da Economia italiano planeja vender 20% do banco mais antigo do mundo, Monte dei Paschi di Siena.






Ministério da Economia italiano pretende vender 20% do capital do banco Monte dei Paschi di Siena nos mercados

Ministério da Economia italiano pretende vender 20% do capital do banco Monte dei Paschi di Siena nos mercados

O Ministério da Economia italiano anunciou nesta segunda-feira (20) sua intenção de vender nos mercados 20% do capital do banco Monte dei Paschi di Siena (MPS), o mais antigo do mundo, do qual detém 64%.

A decisão de vender parte do banco MPS nos mercados é parte de um esforço do governo italiano para reestruturar o setor financeiro do país. O banco, fundado em 1472, esteve sob controle estatal desde 2017, quando uma tentativa de resgate falhou.

O plano de vender uma participação de 20% do banco MPS nos mercados é uma medida para atrair investidores e injetar capital na instituição financeira. Com a redução da participação do governo, espera-se que o banco se torne mais atraente para potenciais compradores e investidores privados.

A venda de parte do capital do banco MPS nos mercados também pode ajudar a melhorar a estabilidade do setor financeiro italiano, que tem sido afetado por anos de baixo crescimento econômico e altos níveis de endividamento.

Além disso, a privatização parcial do banco MPS pode sinalizar um novo capítulo na história do setor bancário italiano, que tem passado por dificuldades nos últimos anos.

Segundo o Ministério da Economia italiano, a venda de 20% do capital do banco MPS nos mercados é uma das primeiras etapas de um plano mais amplo de reestruturação do setor financeiro. O governo espera que essa medida ajude a fortalecer a economia italiana e a melhorar a confiança dos investidores internacionais no país.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo