Mercado das Indústrias Criativas: Hip-hop busca espaço, valorização e reconhecimento no Brasil.

O DJ Raffa Santoro, pioneiro do hip-hop no Distrito Federal, esteve presente no evento buscando vender seus serviços de produção musical e promover artistas do seu selo musical. Ele destacou que o movimento ainda está engatinhando no mercado e que sofre com a marginalização. Porém, ele acredita que o hip-hop está começando a ser valorizado de uma outra maneira, com empresas apostando e vários festivais apoiando.
A consultora de negócios do MICBR, Udi Santos, de Salvador, também ressaltou a importância da cultura hip-hop e a sua identidade própria, que permite uma valorização do segmento. Ela acredita que o hip-hop está começando a entender como funcionar dentro da indústria criativa e a vender sua arte como produto.
O produtor cultural e MC Subversivo, que busca parcerias para o projeto Crianças do Gueto, voltado para a formação na cultura hip-hop na periferia de Manaus, destacou a falta de incentivo à cultura por parte do governo no Norte do país. Ele ressaltou que o mercado é bastante focado na região Sudeste, dando pouca divulgação para artistas do Norte.
No evento também esteve presente o produtor John Rodrigues, que organiza o maior festival latino-americano da cultura hip-hop, o Hip-Hop al Park da Colômbia. Ele defende um intercâmbio entre artistas brasileiros para o crescimento do mercado. O argentino Pablo Vergara, produtor musical da Milo Records, busca realizar encontros entre artistas para superar as barreiras da linguagem.
Além disso, o Ministério da Cultura lançou um edital específico para premiar iniciativas da cultura hip-hop, com um total de 6 milhões de reais em apoio. O Prêmio Cultura Viva – Construção Nacional do Hip-Hop vai premiar pessoas físicas, grupos, coletivos e instituições sem fins lucrativos. As inscrições estão abertas até 11 de dezembro.
Com o hip-hop ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento, é evidente que o movimento está em ascensão e buscando seu lugar de destaque no mercado e na cultura brasileira.