
Uma massa de ar frio está estacionada sobre o estado de São Paulo desde o último domingo (5) e deve continuar na região até a noite de quinta-feira (9), de acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com essa condição climática, espera-se um aumento progressivo da temperatura e uma diminuição da umidade do ar nos próximos dias, o que pode gerar níveis preocupantes, especialmente entre quarta e quinta-feira.
Embora as madrugadas ainda estejam frias, o Inmet prevê que a temperatura máxima chegará a 27°C nesta terça-feira (7), após atingir a mínima de 14°C. A umidade do ar começará mais alta pela manhã, mas deverá chegar a 35% no início da tarde, o que coloca a região em estado de atenção para doenças respiratórias.
No final da tarde, a nebulosidade aumentará um pouco devido à chegada da brisa marítima, mas não há previsão de chuva.
“A umidade ainda estará alta pela manhã, mas o aumento do calor causa abafamento e sensação de temperatura elevada”, diz a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.
Ela adverte que o tempo permanecerá aberto até sexta-feira (10), quando a temperatura sofrerá uma pequena queda devido à passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, o que também afetará o clima na capital.
“A tendência é de uma chuva rápida no momento em que a frente frontal passar pelo oceano. No entanto, esse tipo de chuva pode vir acompanhada de queda de granizo, pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento”, alerta, enfatizando que não é possível prever se ocorrerá o mesmo que na última sexta-feira (3), quando uma tempestade causou sete mortes no estado.
A quarta e a quinta-feira serão predominantemente ensolaradas, com temperaturas aumentando rapidamente ao longo do dia. As mínimas oscilarão entre 15°C e 19°C, respectivamente, e as máximas poderão ultrapassar os 32°C em ambos os dias. A brisa marítima provocará o surgimento de nuvens no final do dia, mas não há previsão de chuva.