DestaqueUOL

PSD liderará 35 milhões de brasileiros em 887 cidades a partir de 2025, superando o MDB e o PSDB.

PSD será o partido com maior população governada a partir de 2025

O Partido Social Democrático (PSD) conquistou a vitória nas eleições municipais deste ano e será o partido governando a maior população no país a partir de 1º de janeiro de 2025. Nos dois turnos das eleições, o PSD saiu vitorioso em 887 cidades, totalizando uma população de 35.328.069 habitantes.

Esse resultado se destaca especialmente nas grandes metrópoles, onde o PSD conseguiu eleger 15 prefeitos entre as 103 cidades com mais de 200 mil eleitores em todo o Brasil. O Rio de Janeiro, por exemplo, reelegeu Eduardo Paes, enquanto Belo Horizonte garantiu a reeleição de Fuad Noman, ambos pelo PSD.

Logo atrás do PSD vem o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que governará uma população de 35.000.116 pessoas a partir do próximo ano. Em São Paulo, Ricardo Nunes conquistou a reeleição pelo MDB, derrotando o deputado Guilherme Boulos. Além disso, o MDB também garantiu a reeleição em Porto Alegre, com Sebastião Melo vencendo a petista Maria do Rosário.

Juntos, PSD e MDB elegeram prefeitos em 1.743 cidades, com uma população total de 70,3 milhões de pessoas, representando mais da metade da população brasileira. Comparando com os resultados de 2020, fica claro o crescimento do número de habitantes governados por esses dois partidos.

Além do PSD e MDB, o Partido Liberal (PL) também se destaca, passando a ter uma população de 25,4 milhões sob sua gestão. O PL conquistou 16 prefeituras em cidades com mais de 200 mil habitantes, incluindo quatro capitais: Aracaju, Cuiabá, Rio Branco e Maceió.

O recém-criado União Brasil, fruto da fusão entre DEM e PSL, estará presente em prefeituras de cidades onde vivem 21,3 milhões de pessoas. Nas eleições passadas, o DEM e PSL juntos governavam um total de 27,3 milhões de brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo