Governo brasileiro manifesta preocupação com ataques aéreos israelenses ao Irã e pede contenção no conflito no Oriente Médio

O Brasil reiterou sua convicção sobre a necessidade de um amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e convocou a comunidade internacional a utilizar todos os recursos diplomáticos disponíveis para evitar o agravamento do conflito. A Embaixada do Brasil em Teerã está acompanhando a situação dos brasileiros no Irã e mantendo contato constante com os cidadãos brasileiros no país.
O ataque realizado por Israel contra instalações militares no Irã neste sábado não parece ter como alvo locais sensíveis, como instalações petrolíferas e nucleares, após pedidos urgentes de moderação por parte de aliados e vizinhos.
Segundo militares israelenses, dezenas de jatos participaram de três ondas de ataques contra fábricas de mísseis e outros locais durante a madrugada, alertando o Irã para não retaliar. O Irã informou que suas defesas aéreas responderam com sucesso ao ataque, resultando na morte de dois soldados e danos limitados em alguns locais. Uma agência de notícias iraniana prometeu uma “reação proporcional” aos ataques israelenses.
Essa escalada de tensões entre Israel e Irã preocupa a comunidade internacional, visto que a região do Oriente Médio é conhecida por ser um ponto de conflito permanente. A situação exige ações diplomáticas rápidas e eficazes para evitar um agravamento e garantir a segurança e estabilidade na região.