
Estado do Rio registra queda nos crimes violentos e aumento na produtividade policial
Nos últimos nove meses, o Estado do Rio de Janeiro apresentou uma melhora significativa em seus indicadores de segurança pública. Dados apontam quedas em crimes contra a vida e o patrimônio, além de um aumento nos índices de produtividade policial, com destaque para as apreensões de fuzis.
A Letalidade Violenta, que engloba homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção policial, registrou uma redução de 15% no acumulado e de 16% no último mês, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os números atuais representam o menor número de vítimas desde que o Instituto de Segurança Pública (ISP) iniciou a série histórica em 1991. Somente no período de janeiro a setembro de 2024, foram contabilizadas 2.804 mortes, o que representa 489 a menos do que no mesmo período do ano anterior.
Além disso, as mortes por intervenção policial tiveram uma queda de 24% em 274 dias, atingindo o menor percentual desde 2015. Os homicídios dolosos também apresentaram uma redução de 14% no acumulado e de 22% em setembro, os números mais baixos em 34 anos.
O trabalho da Polícia Militar no Estado tem sido fundamental nesse cenário. A atuação da corporação é baseada em planejamento prévio e em levantamentos das áreas com maior incidência de crimes, sendo executada de acordo com a legislação vigente.
O objetivo do atual comando da PM é combater diretamente os grupos criminosos organizados que geram conflitos territoriais na região metropolitana e no interior do Estado, além de focar na redução de roubos e crimes nas ruas, visando aumentar a sensação de segurança da população de forma geral.