
Sudeste brasileiro enfrenta alto risco de deslizamentos e inundações
No próximo final de semana, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, alerta para condições climáticas adversas em diversas regiões dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O risco de deslizamentos de terra, enxurradas e inundações em córregos urbanos é considerado alto e moderado, especialmente nos dias 19 e 20 de outubro.
No Estado de São Paulo, a Defesa Civil prevê a ocorrência de grandes volumes de chuva, com possíveis vendavais com velocidades superiores a 60 km/h e até queda de granizo em algumas áreas. A previsão inicial de acumulados de chuva era de 200 milímetros, mas uma atualização feita nesta sexta-feira elevou esse índice para 250 mm. O risco geológico é considerado moderado para o leste do Estado no sábado, com chances de deslizamentos de terra em cidades serranas e metropolitanas.
No domingo, o cenário se agrava, com risco de deslizamentos considerado alto, principalmente nas Serras do Mar e da Mantiqueira, no Vale do Paraíba Paulista, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. A expectativa é de acumulados de chuva significativos que podem aumentar os riscos de movimentação da terra por conta do solo encharcado. Para as mesorregiões de Campinas e Metropolitana, o risco permanece moderado no domingo.
O Cemaden também destaca o risco hidrológico para diversas regiões. No sábado, o risco é considerado moderado nas mesorregiões Vale do Paraíba, Metropolitana, Campinas e Macro Metropolitana Paulista em São Paulo; Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Centro Fluminense no Rio; e Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas Gerais e Campo das Vertentes em Minas.
No domingo, o risco de eventos hidrológicos é alto no Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana de São Paulo; Metropolitana e Sul Fluminense do Rio de Janeiro; e Metropolitana de Belo Horizonte e Sul/Sudoeste de Minas Gerais. A possibilidade de enxurradas urbanas, inundações e alagamentos temporários em áreas densamente ocupadas é real, principalmente devido à alta impermeabilização do solo.
Diante desse cenário preocupante, é essencial que a população esteja atenta às orientações dos órgãos de defesa civil e tome as devidas precauções para garantir a segurança de todos.