Mural de grafite de 480 metros é inaugurado no Santíssimo após obras de drenagem da Fundação Rio-Águas


A Rua Doutor Dormund Martins, no bairro Santíssimo, acaba de ser transformada com a inauguração de um novo e vibrante mural de grafite com 480 metros quadrados, próximo à estação de trem local. O renomado artista baiano Leandro da Conceição Santana foi o responsável pela criação deste painel, que está situado ao lado de uma nova área de lazer, resultante das obras de drenagem realizadas pela Fundação Rio-Águas. O propósito principal da intervenção foi combater os recorrentes alagamentos na região, que traziam desconforto aos moradores locais.
De acordo com o subprefeito da Grande Bangu, Robson do Chocolate, o novo mural e a área de lazer são parte integrante da revitalização de uma área antes degradada: “Este mural é fruto de um excelente trabalho realizado pela Prefeitura. Antes, os moradores sofriam com a invasão das águas das chuvas em suas residências, mas as obras de drenagem solucionaram essa questão e ainda proporcionaram uma nova área de lazer para o desfrute de todos”
O projeto de drenagem contemplou a instalação de 306 metros de rede na Rua Doutor Dormund Martins, além de 802 metros quadrados de pavimentação e 470 metros quadrados de passeio. A área de lazer recém-criada inclui bancos, mesas de jogos, parquinho infantil, além do mural de grafite elaborado por Santana. Inspirado no subúrbio carioca e na estação da primavera, o painel destaca cores vibrantes e flores, celebrando a vida e a identidade cultural local.
“Além das melhorias na rede de drenagem, que contribuíram para a redução dos alagamentos, construímos uma nova área de lazer com um belo painel artístico, levando mais arte e vivacidade ao Santíssimo” afirmou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
Leandro da Conceição Santana: Destaque na Arte do Muralismo
O artista Leandro da Conceição Santana, natural de Salvador, residente no Rio de Janeiro há mais de duas décadas, possui uma vasta experiência na arte urbana. Com 40 anos de idade, Santana já colaborou com o renomado artista Eduardo Kobra e tem em seu portfólio murais e obras em diversas cidades do Brasil, como Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e no Rio de Janeiro, tanto no Centro quanto na Zona Oeste. Além disso, ele contribuiu para a produção artística de escolas de samba cariocas.