DestaqueUOL

Israel bombardeia Nabatieh, Líbano, deixando 43 feridos e 6 mortos, incluindo prefeito. Ataque é condenado pela ONU como violação do direito internacional.

Bombardeios em Nabatieh deixam mortos e feridos

No sul do Líbano, a cidade de Nabatieh foi alvo de bombardeios contínuos por parte de Israel, resultando em pelo menos 43 feridos e seis mortos, incluindo o prefeito Ahmed Kahil, conforme informações do Ministério da Saúde do país.

A governadora da província, Howaida Turk, descreveu os ataques como um “massacre” que formou uma verdadeira “cinturão de fogo” na região. O Exército israelense alegou ter atingido dezenas de alvos do Hezbollah, incluindo infraestruturas terroristas e depósitos de armas.

O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, destacou que o ataque mirou uma reunião do conselho municipal, enquanto a coordenadora especial da ONU para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert, classificou o bombardeio como uma violação inaceitável do direito internacional.

O incidente levanta preocupações de que Israel esteja ampliando seus alvos para incluir funcionários e prédios estatais, até então poupados. O prefeito Kahil, mesmo após ordens de evacuação, optou por permanecer na cidade.

Os confrontos entre Israel e Líbano já resultaram em milhares de mortes e feridos, além de deslocar mais de um milhão de pessoas. A escalada do conflito atingiu até a capital, Beirute, que foi alvo de novos ataques aéreos israelenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo