
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o pedido de extradição do influencer bolsonarista, Oswaldo Eustáquio, foragido na Espanha.
Na última quinta-feira, 3 de setembro, o ministro Moraes formalizou o pedido, pouco mais de um mês após determinar à Polícia Federal que incluísse o nome de Eustáquio na difusão vermelha da Interpol, canal de foragidos da polícia internacional.
A decisão de Moraes veio após a prisão preventiva de Eustáquio em dezembro do ano passado, sob acusação de incentivar e participar de manifestações que pediam um golpe contra a posse do presidente Lula (PT).
O Ministério da Justiça, liderado por Lewandowski, encaminhou o pedido de extradição ao Ministério das Relações Exteriores, órgão responsável por dar continuidade à solicitação junto à Espanha.
Em entrevista ao Metrópoles nesta terça-feira (15), Eustáquio criticou a decisão de Moraes, alegando: “Mais uma decisão injusta, arbitrária e persecutória… Brasil passará vergonha em âmbito internacional, pois tenho proteção como exilado político na Espanha”.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.