DestaqueUOL

Rachaduras no campo político do Ceará: André Fernandes pode abrir caminho para PDT retornar ao poder em 2028

Análise Política: Pedetistas à direita abrem espaço para possível retorno do PDT ao poder em 2028

Segundo fontes do Partido dos Trabalhadores (PT), a postura adotada por uma ala pedetista alinhada à direita no cenário político cearense tem como objetivo preparar terreno para um eventual retorno do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao poder em 2028. A estratégia dos petistas consiste em apostar que um eventual governo de André Fernandes, político alinhado ao bolsonarismo, poderá ser marcado por falhas e desgastes, abrindo espaço para uma possível volta do PDT ao comando do estado.

De acordo com a análise da cientista política Monalisa Torres, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a postura adotada pelo PDT desde as eleições de 2022 demonstra uma clara intenção de se desvincular do PT local e buscar uma identidade política própria para garantir o sucesso eleitoral em âmbito nacional. Torres destaca que a fragmentação da base de apoio petista, causada em parte pela atuação de Evandro Leitão, ex-membro do PDT, durante as eleições de 2022, foi um dos motivos que levaram o partido a buscar um novo posicionamento político.

A pesquisadora ressalta ainda que, entre os políticos pedetistas que declararam apoio ao bolsonarismo, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, é o que mais corre o risco de perder capital político. Torres aponta que Cláudio, que foi avaliado positivamente por sua gestão na capital cearense, pode estar comprometendo sua própria história política ao se aliar a André Fernandes, que o criticou duramente durante seu mandato como prefeito.

Diante desse cenário político em constante transformação, fica cada vez mais evidente que a disputa pelo poder no Ceará e no Brasil segue em aberto, com diversas jogadas estratégicas sendo realizadas por ambos os lados do espectro político.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo