DestaqueUOL

Laboratório contratado para análise clínica é investigado após pacientes transplantados serem infectados pelo vírus HIV.

Escândalo de laboratório de análises clínicas no Rio de Janeiro

O laboratório PCS Lab Saleme foi contratado em 2023 pelo governo do Rio de Janeiro para prestar serviços de análise clínica e anatomia patológica em unidades de saúde do estado, recebendo um total de R$ 11,5 milhões. No entanto, o que era para ser uma parceria para beneficiar a população acabou se tornando um escândalo.

O acordo entre o laboratório e o governo exigia que a PCS Lab Saleme indenizasse “todo e qualquer dano e prejuízo pessoal ou material” causado pelo exercício de suas atividades. Porém, casos graves envolvendo pacientes transplantados foram revelados posteriormente, abalando a credibilidade da empresa.

Após investigação da 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, o Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para apurar o caso e tomar as medidas necessárias. As informações serão repassadas à Secretaria de Saúde e à sociedade, conforme a investigação avança.

Relembre o caso

Os pacientes transplantados que foram infectados pelo vírus HIV após realizarem exames na PCS Lab Saleme tiveram suas vidas drasticamente impactadas. Os exames realizados nos doadores apresentaram resultados falsos negativos, o que levou a transmissão do vírus durante os transplantes.

O escândalo veio à tona após um paciente transplantado apresentar sintomas neurológicos e testar positivo para HIV. Posteriormente, novos exames confirmaram a contaminação pelo vírus em outras vítimas, totalizando seis casos identificados pela SES-RJ.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo