Pinguim resgatado tem ‘dia de spa’ com direito a acupuntura em instituto da Região dos Lagos


Uma história emocionante de recuperação e cuidado vem sendo destaque no Instituto Albatroz, localizado em Araruama, na Região dos Lagos. Um pinguim-de-Magalhães foi resgatado em Arraial do Cabo pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e está sendo tratado com terapias avançadas e relaxantes em um verdadeiro “dia de spa”.
O animal, que apresentava uma inflamação na coluna causando alterações em sua postura, está recebendo tratamentos como laserterapia, acupuntura, terapia neural e até mesmo a administração de canabinóides, para controle da dor e inflamação. Além disso, sessões de música terapêutica têm contribuído para acalmar o pinguim durante o processo de recuperação.
Após um diagnóstico que apontou uma redução do espaço intervertebral e edema nos tecidos adjacente, a equipe do Instituto Albatroz optou por abordagens integrativas e holísticas para proporcionar o melhor tratamento ao animal resgatado.
Recentemente, o centro realizou a soltura de oito pinguins-de-Magalhães na praia do Pontal do Peró, em Cabo Frio, após um cuidadoso processo de recuperação. Os pinguins, que chegaram em estado crítico, conseguiram recuperar até 60% de seu peso durante o tratamento, que incluiu fluidoterapia, aquecimento e uma dieta especializada.
Antes de serem devolvidos à natureza, os animais passaram por exames detalhados, receberam microchips subcutâneos para monitoramento a longo prazo, garantindo sua saúde e bem-estar mesmo após o retorno ao seu habitat natural.