DestaqueUOL

Ministério das Relações Exteriores britânico impõe sanções a oficiais militares iranianos após ataque com mísseis contra Israel

O Ministério das Relações Exteriores britânico anunciou, nesta segunda-feira (14), sanções a vários oficiais militares iranianos, incluindo o comandante-chefe das forças armadas, Abdolrahim Mousavi, após o ataque com mísseis deste país contra Israel em 1º de outubro.

O chanceler britânico, David Lammy, afirmou em comunicado que, apesar dos repetidos avisos, as ações perigosas do Irã e dos seus aliados levam a uma nova escalada no Oriente Médio.

O Irã justificou o ataque com mísseis como uma resposta à morte de líderes de grupos xiitas e palestinos após ataques atribuídos a Israel. Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi morto em Beirute em 27 de setembro, enquanto Ismail Haniyeh, líder do Hamas, faleceu em Teerã em 31 de julho.

As sanções impostas pelo Reino Unido visam pressionar o Irã a cessar as ações consideradas provocativas e perigosas na região. O comandante-chefe Abdolrahim Mousavi e outros oficiais militares iranianos foram alvo das medidas restritivas em resposta ao ataque contra Israel.

As tensões no Oriente Médio têm aumentado nas últimas semanas, e os ataques e retaliações entre o Irã, Israel e seus aliados têm gerado preocupações internacionais quanto a uma escalada do conflito na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo