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Governador de São Paulo cobra medidas contra Enel à Aneel por demora no restabelecimento de energia após tempestade

Governador de São Paulo cobra Aneel por falta de medidas contra Enel

No último sábado (12), o governador Tarcísio de Freitas entrou em contato direto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para cobrar ações contra a Enel, empresa que tem demorado para restabelecer o fornecimento de energia em São Paulo após uma tempestade. Em uma situação semelhante em novembro de 2023, vários pontos da cidade ficaram sem energia por até seis dias.

De acordo com informações apuradas pela Folha, o governador ligou para o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, reclamando da falta de ações da agência em relação à empresa, mesmo quase um ano após o evento anterior.

Tarcísio ainda destacou que já havia solicitado a caducidade do contrato da Enel, sem receber retorno, e reforçou que não faz sentido renovar a concessão com uma empresa que apresenta tão baixa qualidade no serviço. Ele classificou como absurda a alegação da Enel de que não conseguiria restabelecer totalmente o fornecimento de energia até segunda-feira (14).

A Enel, que tem sede na Itália e atua em 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital, foi alvo de críticas do governo federal após o apagão na região. No entanto, após divulgar medidas para melhorar o atendimento em situações extremas, a empresa recebeu elogios e apoio do governo.

Em uma nota à imprensa, a Aneel anunciou que irá intimar a Enel a apresentar justificativas e propostas de melhorias imediatas no serviço. Caso a empresa não responda de forma satisfatória, a agência poderá retirar os direitos de concessão da Enel. Já o Ministério de Minas e Energia informou que não há indicativos de renovação da concessão da distribuidora em São Paulo.

Diante do problema, o governador Tarcísio interrompeu suas férias para acompanhar de perto a situação e determinou a criação de uma sala de situação para lidar com o caso. Enquanto isso, a Enel reiterou seu compromisso em investir e entregar um serviço de qualidade para a população.

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