DestaqueUOL

Temporal em São Paulo: uma pessoa morta e duas graves. Cumulonimbus é o responsável, diz Climatempo. Maior parte atingida foi zona sul. Previsão para o final de semana.

Temporal causou morte e deixou feridos na região metropolitana de São Paulo

Noite de sexta-feira (11) tumultuada na região metropolitana de São Paulo devido a um temporal que provocou a morte de uma pessoa e deixou ao menos outras duas em estado grave. O fenômeno foi desencadeado pela passagem de um aglomerado de nuvens do tipo cumulonimbus, conforme explicação da Climatempo.

As nuvens cumulonimbus se formaram em diversas áreas do estado de São Paulo, resultando em chuva intensa, fortes rajadas de vento e raios. A agência meteorológica informou que essas nuvens são comuns no Brasil e se desenvolvem em condições de alta umidade e atmosfera aquecida, situação observada em todo o estado na sexta-feira.

A presença de uma frente fria na costa de São Paulo e uma baixa pressão atmosférica entre Paraguai e Mato Grosso do Sul estimularam a formação das nuvens carregadas. Dados do CGE mostram que a região da Vila Maria e da Vila Medeiros registrou acumulado de chuva de 20,8 mm até às 20h50.

Rajadas de vento atingiram 108 km/h em Interlagos, zona sul, causando danos, como a parte da fachada do Shopping SP Market que voou e parte do forro que caiu. A rede elétrica também foi afetada, com trechos derrubados e relatos de apagões na capital e em municípios vizinhos.

A Climatempo havia alertado para a possibilidade de temporal no sábado, porém, após o episódio da sexta-feira, revisou a previsão. Para o sábado, a expectativa é de chuva pela manhã e sol à tarde, com temperaturas podendo chegar aos 28°C. Já o domingo deve ter períodos de sol entre muitas nuvens e temperatura amena, devido à presença de ventos frios de origem polar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo