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Arena do Marketing: Marcas em Destaque
A Folha relança nesta quarta (9) o Arena do Marketing, um videocast que discute como uma grande marca continua relevante em meio ao aumento da concorrência e à menor fidelidade do consumidor, cuja atenção se mostra cada vez mais fragmentada.
Produzido pela TV Folha, o programa recebe marcas que estão entre as líderes em diversos setores, como comércio eletrônico, varejo, serviços financeiros, lanchonetes, cosméticos, eletrônicos, eletrodomésticos, higiene pessoal e limpeza doméstica.
Esta é a terceira temporada do Arena do Marketing. O programa será quinzenal, exibido às 9h de quarta-feira e estará disponível no canal da Folha no YouTube e nas plataformas de áudio.
A estreia será com Iuri Maia, diretor de estratégia de marca do Mercado Livre, a maior operação de comércio eletrônico do Brasil e da América Latina.
A proposta do videocast é trazer a voz de especialistas na gestão das marcas, sobre como tem evoluído o diálogo com o consumidor em um novo patamar —que, além das campanhas na grande mídia, está presente nos shows, nos esportes, nas redes sociais e até nos aplicativos de mensagens.
Neste mundo de interação muito maior, a comunicação precisa ser 360º, diz Mariana Munis, professora de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas (SP). “As marcas tiveram que começar a olhar para algoritmos das redes sociais, a trabalhar com influenciadores, a ver o TikTok como uma mídia de conteúdo, onde o público vai fazer pesquisas”, afirma.
“Mas ao mesmo tempo não podem ignorar as gerações e os perfis de público que não estão sempre conectados e que continuam consumindo a sua marca”, afirma a especialista. Ela acrescenta que, independentemente das novas mídias, a regra de ouro para uma comunicação de sucesso continua a mesma: entregar o que se promete. “O bom posicionamento online precisa se traduzir no offline”, diz.
Matheus Marangoni, coordenador do curso Tecnologia em Marketing do Senac São Paulo, concorda. “Com as redes sociais, as marcas não têm apenas fãs, mas também antifãs”, afirma.
“É um trabalho hercúleo para administrar todos os pontos de contato com o consumidor, para que a marca não seja cancelada por causa de um mau serviço, mau produto ou mesmo um ruído na comunicação”, diz ele, lembrando que, há 20 anos, uma comunicação eficiente se resumia a uma boa campanha em horário nobre e um serviço de atendimento ao consumidor.
“Hoje o consumidor tem outras demandas”, diz. “As novas gerações, em especial, querem saber o quão sustentável é uma marca e como ela trabalha a inclusão da porta para dentro.”
Neste último trimestre, em que estreia o Arena do Marketing, as marcas geralmente estão fechando seus orçamentos para o próximo ano e estão detalhando o lançamento de novos produtos e serviços para 2025, além de comandarem as campanhas de fim de ano.
O programa é apresentado pela jornalista Daniele Madureira, repórter da editoria de Mercado da Folha, especializada na cobertura de negócios e consumo.