DestaqueUOL

Governador do Rio de Janeiro afirma que candidato Ramagem era sua terceira opção e não conhece a cidade.

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) fez declarações sobre a derrota do candidato do PL à prefeitura, o deputado federal Alexandre Ramagem, destacando que ele não possui conhecimento sobre a cidade e era sua terceira opção para a disputa.

As afirmações de Castro foram uma resposta às críticas de Ramagem durante o último debate antes da eleição, realizado na quinta-feira (3), na TV Globo, onde o deputado mencionou a administração estadual como medíocre. Em uma outra sabatina, Ramagem chegou a atribuir nota sete ao governo de Castro.

Na campanha, o prefeito reeleito Eduardo Paes (PSD) buscou associar Ramagem ao governador como parte de sua estratégia eleitoral.

“Pessoas com muito menos experiência e legado do que eu, que não possuem nenhum histórico de serviços prestados ao Rio de Janeiro, devem ter cuidado com suas palavras”, afirmou Castro em coletiva de imprensa na terça-feira (8), onde anunciava medidas de combate a incêndios florestais.

Ele ainda mencionou que Ramagem não era sua escolha principal, sendo que seus preferidos eram o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Dr. Luizinho. Ramagem foi a terceira opção e precisou de muito preparo por não conhecer a realidade do Rio de Janeiro. Castro enfatizou que sua ajuda foi fundamental para a campanha do deputado.

Ao falar com bombeiros e guardas florestais, Castro defendeu sua gestão e declarou que o governo é altamente qualificado. Ele desafiou eventuais críticas, afirmando: “Quer criticar? Então faça melhor do que eu.”

Após o debate, Ramagem tentou corrigir sua declaração sobre a gestão de Castro, mencionando que “medíocre” significa apenas “médio”. No entanto, essa justificativa foi mal recebida pela cúpula estadual do PL e considerada infeliz pelo presidente do partido, o deputado federal Altineu Cortes.

O ex-presidente Jair Bolsonaro interferiu na questão, ligando para Castro e pedindo para que ele se manifestasse sobre Ramagem somente após o dia da votação, que ocorreu no domingo (6).

Por sua vez, Castro amenizou as críticas de Eduardo Paes, que havia atacado o governador durante a campanha eleitoral. Ele destacou: “Eduardo Paes é um político habilidoso e isso não é pejorativo. Foram estratégias bem elaboradas no embate eleitoral.”

Paes, por sua vez, já havia indicado uma trégua nos confrontos com o governador após sua reeleição em primeiro turno, declarando que “o conflito acabou”. O prefeito foi reeleito com 60% dos votos válidos, enquanto Ramagem obteve 31% dos votos, ficando em segundo lugar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo