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Dragagem de rios e canais: Setor portuário e governo se unem para garantir acesso a portos pelo país.

O setor portuário e o governo se movimentam para levar adiante a dragagem de rios e de canais de acesso a portos pelo país. Demanda antiga do segmento, as obras são necessárias para impedir que embarcações encalhem, e se tornaram um tema ainda mais urgente diante do assoreamento causado pela seca e pelas chuvas fortes registradas ao longo deste ano.

No porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, a autoridade portuária pretende publicar ainda neste ano o edital para contratar a empresa que fará o alargamento e o aprofundamento do acesso à Baía de Babitonga, onde estão localizados o terminal e o porto de Itapoá.

Com a dragagem, a profundidade do canal por onde os navios trafegam para chegar aos dois portos chegará a 16 metros, segundo a autoridade portuária. Dessa forma, o complexo portuário, que hoje permite, somente, a entrada de navios com até 310 metros de comprimento, poderá receber embarcações com até 366 metros.

No modelo proposto pela autoridade portuária, o porto de Itapoá, de administração privada, pagaria inicialmente pela obra, orçada em aproximadamente R$ 300 milhões. O terminal de São Francisco do Sul, que é público, quitaria o valor em um prazo de até 12 anos, por meio da receita obtida com as tarifas recolhidas de novos navios que poderão adentrar o complexo portuário.

O senador Beto Martins (PL-SC) comentou que o governo estadual não conseguiu recursos para as obras de dragagem, levando a parcerias com portos privados. Ele ressaltou a urgência das obras, dada a situação climática atual.

Eventos climáticos extremos, como enchentes e secas, têm afetado a navegação em rios do Brasil recentemente, aumentando a necessidade de atenção para as obras de dragagem. As dragagens de manutenção, além das de aprofundamento, são cruciais para manter a navegabilidade dos rios em diversas regiões do país.

No geral, as dragagens emergenciais e de manutenção serão fundamentais para garantir um ambiente portuário seguro e eficiente no Brasil, resolvendo problemas de assoreamento e melhorando a movimentação de embarcações em todo o território nacional.

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