Avião da FAB decola com doações para o Líbano na Operação Raízes do Cedro em missão de repatriação de brasileiros

A aeronave transporta doações de insumos de saúde do governo brasileiro para o Líbano, incluindo 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais. Após decolar de São Paulo, o avião fará uma escala em Lisboa, Portugal, antes de seguir viagem para Beirute.
Este é o segundo voo de repatriação de brasileiros desde o início da Operação Raízes do Cedro. Segundo informações do tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a operação terá caráter continuado, com o objetivo de repatriar cerca de 500 brasileiros por semana. O próximo grupo de repatriados está previsto para chegar ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.
Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros residam no Líbano, e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza aproximadamente 3 mil brasileiros que desejam deixar o país devido à situação de conflito.
Os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram na manhã deste domingo à Base Aérea de São Paulo, onde foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, o presidente criticou o posicionamento de Israel no conflito, destacando a importância da paz e da generosidade do Brasil.
A medida de repatriação ganhou destaque internacional. Acompanhe as atualizações sobre a Operação Raízes do Cedro e a chegada dos brasileiros repatriados em nossas próximas reportagens.