DestaqueUOL

São Paulo pode registrar o dia mais quente do ano com máxima de 37°C; capital paulista enfrenta onda de calor

Nesta quarta-feira (2), a cidade de São Paulo pode enfrentar o dia mais quente do ano, de acordo com a previsão da Climatempo. A expectativa é de que a temperatura máxima chegue a 37°C.

O recorde anterior de temperatura em 2021 na capital paulista foi de 36,7°C, registrado em 26 de setembro. Esse valor foi medido pelo Inmet na estação meteorológica do Mirante de Santana, localizada na zona norte da cidade.

Essa marca foi a mais alta para o mês de setembro, pelo menos desde 1943, quando começou a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia. A Climatempo também prevê temperaturas elevadas em outras cidades, como Rio de Janeiro (40°C), Belo Horizonte (35°C) e Brasília (36°C).

O país enfrenta a oitava onda de calor do ano neste início de outubro. O Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para várias regiões, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Centro-Oeste.

Na terça-feira (1º), os termômetros já atingiram 34,6°C na estação meteorológica da zona norte. Em Valparaíso, a previsão é de 40°C de máxima e em Luís Antonio, a temperatura poderá chegar a 39°C, com umidade do ar abaixo de 20% nos períodos mais quentes.

O Inmet também emitiu alerta para baixa umidade relativa do ar. Em São Paulo, o índice chegou a 18% na terça-feira à noite, abaixo do recomendado pela OMS para a saúde humana.

A onda de calor deverá se manter até esta quarta, quando uma frente fria chegará ao litoral, provocando chuvas e amenizando o calor. A temperatura máxima na quinta-feira não deve passar de 21°C, com uma nova queda prevista para sexta-feira (18°C), mas os termômetros voltarão a subir no sábado (25°C).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo