
A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) anunciou nesta quarta-feira (30) um plano ambicioso para o desenvolvimento do futebol feminino. Com um investimento de 1 bilhão de euros (R$ 6,1 bilhões) previsto até 2030, o programa ‘Unstoppable’ promete impulsionar a modalidade em diversos aspectos.
O objetivo do programa é investir na base do futebol feminino, na profissionalização de alto nível e no aumento da presença de público nos estádios. Essa iniciativa é o segundo projeto dedicado às futebolistas, seguindo uma primeira ação implementada em 2019, que já apresentou resultados positivos em termos de receitas, participantes e audiência na Europa.
A Uefa identificou a necessidade de formação de jogadoras, treinadoras e árbitras de qualidade, além da profissionalização das ligas e do desenvolvimento comercial das competições. Além disso, a organização se comprometeu a investir o montante de 1 bilhão de euros, proveniente das receitas das competições e de seus próprios fundos, em projetos das federações nacionais e na transformação das competições.
Uma das mudanças mais impactantes será na Liga dos Campeões feminina, que adotará um novo formato a partir da temporada 2025-2026, com uma liga de 18 equipes substituindo a fase de grupos. Além disso, será lançada uma segunda competição feminina interclubes, logo após a Eurocopa feminina de 2025.
Até 2030, a Uefa almeja ter seis campeonatos totalmente profissionais e 5.000 jogadoras profissionais na Europa, comparado aos três campeonatos e 3.049 profissionais atuais. O objetivo final é tornar o futebol feminino o esporte coletivo mais popular entre mulheres e meninas em todos os países europeus.