Agência BrasilDestaque

PF prende mulher suspeita de chefiar organização de envio de “mulas” do tráfico para a Europa em São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação na zona leste da capital paulista que resultou na prisão de uma mulher suspeita de chefiar uma organização especializada no envio de “mulas” do tráfico ao exterior. As mulas são indivíduos que transportam drogas em seus corpos, sendo utilizados para o tráfico internacional de entorpecentes.

O foco principal da organização era a Europa, onde várias pessoas que atuavam como mulas foram detidas no Aeroporto Internacional de São Paulo. Após a prisão, essas pessoas foram encaminhadas a um hospital público para expelir as drogas que haviam ingerido.

Denominada como Operação Mula D’Ouro, as investigações da PF tiveram início em setembro e revelaram que o grupo era composto por pelo menos quatro indivíduos. Uma dessas pessoas era profissional de enfermagem e era responsável pela administração de medicamentos que ajudavam na manutenção das cápsulas de cocaína dentro do organismo das mulas.

Os dados levantados pela PF apontam um aumento significativo no número de prisões relacionadas a mulas de drogas. Somente entre janeiro e 29 de outubro de 2024, foram detidas 161 pessoas, um aumento de 300% em relação ao total de 41 detenções registradas em 2023. Para combater esse tipo de crime, mais de 10 operações foram realizadas este ano, resultando na prisão de mais de 30 criminosos envolvidos nesse esquema ilegal.

Diante desse cenário, a PF reafirma seu compromisso em combater o tráfico de drogas, especialmente as organizações que se utilizam de mulas para realizar suas atividades criminosas. As operações continuarão a ser intensificadas para desmantelar esse tipo de crime e garantir a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo