
Incêndios Florestais Atingem Diversas Cidades do Estado de São Paulo
No último período, diversos incêndios de grandes proporções têm assolado diferentes áreas do Estado de São Paulo, causando danos ambientais e colocando em risco a fauna e a flora nativas. Dentre as cidades afetadas, destacam-se Bananal, Cunha e Campos do Jordão.
Fogo atinge área de, no mínimo, 236 hectares em Bananal. O incêndio começou por volta das 16h, atingindo uma extensa área de vegetação nativa e de pastagem. Segundo informações da Defesa Civil, as causas do incêndio são desconhecidas e, felizmente, não houve relatos de vítimas até o momento.
Cunha tem incêndio ativo desde domingo (8), com o fogo iniciando em uma região de mata e vegetação natural por volta das 20h. Até o momento, estima-se que aproximadamente 10 hectares já tenham sido consumidos pelas chamas, porém não há registros de vítimas até o fechamento desta matéria.
Queimadas destroem área de proteção ambiental em Campos do Jordão. O incêndio teve início por volta das 11h na região do Morro da Santa Casa. Equipes da Defesa Civil municipal, Fundação Florestal e Corpo de Bombeiros estão atuando para conter as chamas. Até o momento, não há registro de vítimas e nem estimativa da área atingida.
Devido aos incêndios, 81 unidades de conservação ambiental estaduais foram fechadas. A decisão foi anunciada recentemente pela Fundação Florestal, com o prazo de fechamento se estendendo até, pelo menos, 12 de setembro. Segundo o órgão, a visita às áreas protegidas poderia representar uma ameaça tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.
Veja a lista completa de cidades afetadas pelos incêndios:
- Mairiporã
- Bananal
- Campos do Jordão
- Cunha
- São Bento do Sapucaí
- Bom Jesus dos Perdões
- São João da Boa Vista
- Altinópolis
- Dois Córregos
- Santo Antônio do Aracanguá
- Itirapuã
- Pedregulho