Eleição da Mesa da Câmara: Três deputados confirmam candidaturas e disputa promete consenso e renovação para o próximo biênio.

30/10/2024 – 10:49
Depositphotos
Eleição da Mesa da Câmara será em fevereiro de 2025
A cerca de três meses da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que irá comandar a Casa no biênio 2025/2026, já existem três nomes na disputa pela Presidência da Câmara.
Nesta terça-feira (29), o presidente Arthur Lira (PP-AL) anunciou seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como candidato pelos partidos que compõem o bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos, do qual é vice-líder. Este bloco conta com o apoio de 147 deputados.
Horas depois, outros dois deputados, Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), também confirmaram suas candidaturas à Presidência da Câmara.
Brito afirmou que busca o consenso na Casa, dialogando com diferentes espectros políticos. Por sua vez, Elmar destacou que sua candidatura se fundamenta na renovação e no fortalecimento da democracia, buscando a participação efetiva de todos os 513 deputados.
A eleição da nova Mesa está programada para o início de fevereiro de 2025, com a confirmação da data ainda pendente. Serão disputados sete cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário (veja as funções de cada um no quadro abaixo).
Da Redação – RS