
A gigante automotiva Toyota e a empresa japonesa de telecomunicações Nippon Telegraph and Telephone (NTT) estão unindo forças em um investimento massivo de 500 bilhões de ienes (equivalente a US$ 3,26 bilhões ou R$ 18,7 bilhões) voltado para pesquisa e desenvolvimento. O objetivo desse investimento conjunto é a criação de um software de inteligência artificial (IA) que revolucione a direção autônoma de veículos, conforme reportado pelo Nikkei nesta terça-feira (29).
O plano dessa parceria é desenvolver um software automotivo equipado com IA, capaz de prever acidentes e assumir o controle do veículo para evitar situações de perigo. A meta estabelecida é ter um sistema funcional operacional até o ano de 2028 e posteriormente disponibilizá-lo para outras montadoras interessadas no avanço da direção autônoma.
Esta iniciativa conjunta surge em um momento emblemático, onde as montadoras japonesas estão buscando ingressar de forma estratégica no mercado ascendente da direção autônoma avançada, atualmente dominado primariamente pela Tesla e outras empresas chinesas de ponta nessa tecnologia inovadora.
A Toyota, ao comentar sobre as informações veiculadas, afirmou que não fez nenhum anúncio oficial a respeito do tema. No entanto, a empresa reforçou seu compromisso em colaborar com a NTT para moldar um futuro de mobilidade mais seguro e protegido para todos.
Até o momento da redação deste texto, a NTT não havia respondido aos pedidos de comentários feitos pela agência Reuters, o que indica a relevância e a sensibilidade desse projeto em andamento entre ambas as companhias de relevo no cenário japonês e mundial.