Primeira missa do Brasil em ambiente fechado: Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em debate histórico no Rio de Janeiro.

Primeira Missa do Brasil em Ambiente Fechado
Uma história pouco explorada nos livros didáticos é a da primeira missa realizada em ambiente fechado no Brasil. Enquanto a cerimônia ao ar livre na Praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, Bahia, no dia 26 de abril de 1500, é constantemente citada, a primeira missa em um local coberto ocorreu na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.
Os historiadores divergem em relação à data exata, alguns apontam para 1503, quando os portugueses alcançaram a região onde posteriormente foi fundada a cidade de Cabo Frio, que abrangia Arraial do Cabo até sua emancipação em 1985. Outros defendem o ano de 1506 como o momento da realização da cerimônia religiosa.
A igreja, com sua arquitetura rústica, tornou-se um símbolo da colonização portuguesa no Brasil, recebendo o título de monumento histórico brasileiro. Algumas pesquisas indicam que a edificação é de 1506, enquanto outras se baseiam no obelisco construído em 1503 com a cruz de malta, marco da chegada dos lusitanos ao litoral sudeste do Novo Mundo.
A reforma realizada em 2003 na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios trouxe novidades como uma nova iluminação e a restauração da fachada, mantendo o letreiro com a data de 1503, além de preservar artefatos e vestígios do período colonial em seu interior.
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário carioca, a Sergio Castro Imóveis colabora para a preservação da cultura local e da história por trás de monumentos como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, testemunha dos primórdios da colonização portuguesa no Brasil.