DestaqueUOL

Ministro do STF anula todas as condenações da Lava Jato contra José Dirceu, restabelecendo seus direitos políticos

Ministro Gilmar Mendes anula condenações da Lava Jato contra José Dirceu

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou nesta segunda-feira, todas as condenações da Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu. O processo está sob sigilo.

Com a decisão, na prática, ele retoma seus direitos políticos e deixa de ser considerado “ficha-suja”.

A decisão atende a um pedido da defesa de Dirceu para estender a ele a decisão da 2ª Turma do STF que considerou Moro suspeito para julgar Lula.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma decisão polêmica nesta segunda-feira, ao anular todas as condenações da Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu. Essa medida, que está sob sigilo, tem repercussões significativas para a vida política do ex-ministro.

Com a anulação das condenações, José Dirceu recupera seus direitos políticos e deixa de ser considerado “ficha-suja”, o que pode abrir caminho para seu retorno à cena política. A decisão de Gilmar Mendes atende a um pedido da defesa de Dirceu, que argumentou que a mesma lógica que levou à suspeição de Moro no caso de Lula deveria ser aplicada ao caso do ex-ministro.

Ainda que a decisão de Gilmar Mendes tenha sido tomada no âmbito jurídico, ela certamente terá impacto político. A anulação das condenações de José Dirceu reabre debates sobre a atuação da Lava Jato e levanta questionamentos sobre a imparcialidade de certas decisões judiciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo