Governo do Estado realiza operação de remoção e instalação de equipamentos na nova sede do Museu da Imagem e do Som em Copacabana.

Operação Noturna Garante Equipamentos para Nova Sede do MIS em Copacabana

O Governo do Estado realizou, na madrugada de domingo (27/10), uma operação de remoção e instalação de equipamentos essenciais para as obras da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ação contou com a mobilização de aproximadamente 20 operários e quatro caminhões, incluindo um caminhão guindaste com capacidade para 120 toneladas.
“O MIS é um dos ícones culturais do nosso estado, e estamos avançando com compromisso e agilidade para garantir que ele seja revitalizado e entregue à população o mais rápido possível. Com a nova sede, vamos oferecer um espaço moderno, seguro e à altura da importância histórica e cultural do museu para o Rio de Janeiro”, declarou o governador Cláudio Castro.
Durante a operação, foram içadas cerca de 150 metros de novas tubulações para o sistema de ar refrigerado do museu, juntamente com um gerador danificado, que será recuperado e doado para outros equipamentos públicos do estado.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, presente na operação, explicou: “Vamos conseguir aproveitar esse equipamento, que estava no MIS desde 2013, em outros prédios públicos. O museu receberá um gerador mais moderno com capacidade para atender todos os oito andares e contará também com um sistema de iluminação de emergência, que poderá ser acionado em caso de falhas no gerador.”
As obras no MIS incluem melhorias em acústica, iluminação, redes hidráulicas e elétricas, sistema de ar-condicionado, pressurização de escadas, sistema de incêndio e paisagismo. O consórcio Copacabana, formado pelas construtoras R2X e Tangran Engenharia, vencedor da licitação de R$ 68,8 milhões, está realizando os trabalhos, que têm previsão de conclusão em 10 meses.
Obras na Fachada do MIS
Está marcada para o dia 14 de novembro a licitação das obras de complementação e revitalização das fachadas do novo MIS, com valor aproximado de R$ 12,3 milhões. A previsão é que a obra seja finalizada em até 12 meses após o início.