DestaqueDiário do Rio

Governo do Estado realiza operação de remoção e instalação de equipamentos na nova sede do Museu da Imagem e do Som em Copacabana.

Operação Noturna Garante Equipamentos para Nova Sede do MIS em Copacabana

Ação na nova sede do MIS, em Copacabana, retira gerador danificado pela ação do tempo, para ser recuperado e doado para outros equipamentos públicos do estado. (Rogério Santana)

O Governo do Estado realizou, na madrugada de domingo (27/10), uma operação de remoção e instalação de equipamentos essenciais para as obras da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ação contou com a mobilização de aproximadamente 20 operários e quatro caminhões, incluindo um caminhão guindaste com capacidade para 120 toneladas.

“O MIS é um dos ícones culturais do nosso estado, e estamos avançando com compromisso e agilidade para garantir que ele seja revitalizado e entregue à população o mais rápido possível. Com a nova sede, vamos oferecer um espaço moderno, seguro e à altura da importância histórica e cultural do museu para o Rio de Janeiro”, declarou o governador Cláudio Castro.

Durante a operação, foram içadas cerca de 150 metros de novas tubulações para o sistema de ar refrigerado do museu, juntamente com um gerador danificado, que será recuperado e doado para outros equipamentos públicos do estado.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, presente na operação, explicou: “Vamos conseguir aproveitar esse equipamento, que estava no MIS desde 2013, em outros prédios públicos. O museu receberá um gerador mais moderno com capacidade para atender todos os oito andares e contará também com um sistema de iluminação de emergência, que poderá ser acionado em caso de falhas no gerador.”

As obras no MIS incluem melhorias em acústica, iluminação, redes hidráulicas e elétricas, sistema de ar-condicionado, pressurização de escadas, sistema de incêndio e paisagismo. O consórcio Copacabana, formado pelas construtoras R2X e Tangran Engenharia, vencedor da licitação de R$ 68,8 milhões, está realizando os trabalhos, que têm previsão de conclusão em 10 meses.

Obras na Fachada do MIS

Está marcada para o dia 14 de novembro a licitação das obras de complementação e revitalização das fachadas do novo MIS, com valor aproximado de R$ 12,3 milhões. A previsão é que a obra seja finalizada em até 12 meses após o início.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo