Esporte e autismo: audiência pública discute impacto positivo na coordenação e autoestima de pessoas com TEA
29/10/2024 – 12:59
Getty Images
Esporte melhora coordenação e autoestima de pessoas com autismo
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promoverá, nesta quarta-feira (30), uma audiência pública para discutir o impacto positivo do esporte na socialização e no desenvolvimento de pessoas com autismo. A iniciativa atende a uma solicitação do deputado Luiz Lima (PL-RJ) e está agendada para iniciar às 15 horas, no plenário 4.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil sofrem de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“O esporte, em suas diferentes modalidades, tem se mostrado ao longo do tempo uma ferramenta eficaz para promover essa transformação social em indivíduos diagnosticados com TEA”, declara Lima. Ele ressalta que o esporte traz benefícios motores, melhora a concentração, promove a inclusão social e auxilia no desenvolvimento da autonomia e autoconfiança.
Além disso, o parlamentar acrescenta que “a superação de desafios e a conquista de metas esportivas podem contribuir significativamente para elevar a autoestima dessas pessoas.”
Da Redação – ND