
Congresso de Direito Processual Penal – O Caso Lava Jato
O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e os renomados advogados Marco Aurélio de Carvalho, Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) e Gustavo Badaró estarão presentes no “Congresso de Direito Processual Penal – O Caso Lava Jato: Cooperação e Comparação Peru-Brasil”. O evento, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, em Lima, trará reflexões sobre os dez anos da força tarefa da Lava Jato. Além desses nomes de peso, o congresso contará com a participação do ex-membro do Ministério Público Federal Marcelo Ribeiro e do ex-procurador norte-americano Justin Givens.
A organização do congresso é uma iniciativa do grupo Pasión por el Derecho, do Peru, e Prerrogativas, do Brasil, com o apoio do Colégio de Advogados do Peru, local onde serão realizados os debates.
No dia 21 de outubro, a Justiça peruana condenou o ex-presidente Alejandro Toledo a 20 anos e 6 meses de prisão devido a subornos recebidos da empreiteira Odebrecht. Toledo, que governou o Peru de 2001 a 2006, foi acusado de conluio e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido US$ 35 milhões da Odebrecht em troca de favorecimento em licitações para a construção de trechos da rodovia Interoceânica Sul, ligando Peru e Brasil.
A Odebrecht admitiu o pagamento de subornos em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, no âmbito da Operação Lava Jato, que resultou na prisão de políticos e empresários na região.
Com Karina Matias e Manoella Smith
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no botão abaixo.