Agência BrasilDestaque

Inep prorroga prazo para coleta de dados do Censo Escolar 2024 no Rio Grande do Sul até 31 de agosto devido a enchentes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu estender o prazo final para a coleta de dados da 1ª etapa do Censo Escolar 2024 para a rede de ensino do Rio Grande do Sul até o dia 31 de agosto. A medida foi tomada em caráter excepcional devido às enchentes e à situação de calamidade pública que afetaram o estado em maio. O Censo Escolar é uma pesquisa de extrema relevância para a educação básica e ocorre em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, envolvendo todas as escolas públicas e privadas do país.

Os responsáveis pela declaração das informações devem completar os formulários de forma online ou migrar os dados através do Sistema Educacens. Ainda que tenha havido prorrogação, os dados coletados continuam referentes à realidade escolar do último dia útil do mês de maio, ou seja, dia 29 daquele mês, em todo o território nacional.

O Censo Escolar abrange diferentes etapas e modalidades da educação básica, incluindo o ensino regular, a educação especial, a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação profissional e tecnológica. Esses dados são essenciais para monitorar o progresso da educação brasileira e a eficácia das políticas públicas educacionais, oferecendo informações valiosas para compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e das escolas.

As estatísticas de matrículas provenientes do Censo Escolar são utilizadas como base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. Além disso, parte desses indicadores é crucial para monitorar e alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional da Educação (PNE), como destacado pelo próprio Inep.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo