
No domingo (28), motoristas foram surpreendidos por uma tentativa de arrastão e troca de tiros entre policiais e criminosos na rodovia Washington Luiz, uma das principais entradas do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu na saída da via expressa para a avenida Brasil, próximo à Cidade Alta, região que faz parte do Complexo do Israel, na zona norte da cidade.
Na mesma região, houve um confronto entre policiais militares e traficantes na última quinta-feira (24), resultando na morte de três pessoas e deixando outras três feridas. Esse episódio de violência causou interrupção no trânsito, afetando também a circulação de trens e ônibus na cidade.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram motoristas tentando fugir do arrastão, alguns retornando na contramão e outros dando ré. A plataforma Onde Tem Tiroteio-RJ registrou o tiroteio na Washington Luiz, na alça de acesso para a avenida Brasil, por volta das 19h.
Segundo relatos, traficantes do Complexo do Israel tentaram realizar o arrastão, desencadeando um confronto com a chegada da Polícia Militar. A corporação informou que policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas flagraram um assalto a uma motocicleta em Vigário Geral e foram recebidos a tiros. Os suspeitos conseguiram fugir, e a ocorrência foi encaminhada para a 38ª DP, em Brás de Pina.
Essa ocorrência se soma a uma série de episódios violentos ocorridos no fim de semana, incluindo um ataque a um bar em Rio Bonito, que resultou na morte de uma pessoa e cinco feridos, a incineração de uma viatura em São Gonçalo e tiroteios no morro dos Macacos, na zona norte da capital.
Diante da crise na segurança pública, a Polícia Militar anunciou a troca de comando em 11 unidades, visando melhorar o policiamento e reduzir os índices de criminalidade no estado, especialmente no que diz respeito à prevenção de roubos e furtos.