DestaqueUOL

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo com ampla vitória sobre Guilherme Boulos em eleições municipais decisivas.

Eleições em São Paulo: Ricardo Nunes é reeleito prefeito da capital

O candidato Ricardo Nunes (MDB), de 56 anos, foi reeleito prefeito de São Paulo neste domingo (27) ao conquistar 59,35% dos votos válidos, derrotando o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que obteve 40,65% dos votos.

Há quatro anos, sem o PT em sua coligação e com uma receita de campanha muito menor, Boulos perdeu por quase a mesma diferença para Bruno Covas (PSDB). Em maio de 2021, após a morte de Covas, Nunes assumiu a prefeitura paulistana.

Sem uma marca forte em sua gestão, o prefeito reeleito montou um amplo arco de alianças partidárias e recebeu apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, de forma discreta, do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No primeiro turno, Nunes teve dificuldades para atrair eleitores bolsonaristas e a disputa foi uma das mais acirradas da história de São Paulo. No entanto, no segundo turno, o prefeito alcançou mais de 1 milhão de votos a mais que seu adversário.

Boulos concorreu com o apoio do ex-presidente Lula (PT) e uma receita de campanha que ultrapassou R$ 81 milhões.

A abstenção foi a maior da história em um segundo turno na cidade de São Paulo, mas Nunes superou esse fator preocupante para sua campanha.

Derrotado, Boulos acusou Nunes e Tarcísio de abuso de poder político e pediu que sejam declarados inelegíveis. A vitória de Nunes destaca o capital político de Tarcísio e mantém a centro-direita liderando a maior cidade brasileira.

Partidos de centro e centro-direita tiveram sucesso no segundo turno das eleições em todo o país. O PSD, por exemplo, conquistou cinco capitais, enquanto o MDB venceu em cinco municípios.

Partidos de esquerda venceram apenas em Fortaleza. Já o PL, de Bolsonaro, teve suas expectativas frustradas nas capitais.

Em resumo, a reeleição de Ricardo Nunes reforça a força da centro-direita no cenário político brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo