Agência BrasilDestaque

Ministra do Planejamento defende cortes de gastos e estímulo a investimentos durante evento em São Paulo.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou a importância da coragem em cortar gastos com políticas públicas ineficientes, durante sua participação no 7º Fórum Brasil de Investimentos, realizado em São Paulo nesta segunda-feira (28). Segundo ela, o momento atual exige ações que visem equilibrar as contas públicas para possibilitar a implementação de programas que tragam melhorias significativas para a população brasileira.

Em seu discurso, Tebet afirmou que é fundamental encontrar o equilíbrio entre o social e o fiscal, salientando que é necessário ter coragem para eliminar aquilo que se mostra ineficiente. Ela também ressaltou que erros e fraudes já foram corrigidos em 2023 devido aos impactos da pandemia, e agora é essencial eliminar políticas públicas inadequadas para permitir os investimentos necessários, especialmente na área de infraestrutura.

Além do corte de gastos, a ministra enfatizou a necessidade de estimular investimentos privados no país. Segundo ela, a colaboração entre o setor público e o privado é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico, e o Brasil ainda está aquém da média de investimento dos países emergentes.

Durante o evento, Tebet assinou um memorando de entendimento com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo de promover as cinco Rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano. Essas rotas buscam incentivar o comércio entre o Brasil e os países da América do Sul, além de reduzir custos e tempo no transporte de mercadorias entre o Brasil, seus vizinhos e a Ásia.

A ministra destacou a importância da integração regional como forma de reduzir as desigualdades regionais e sociais no país. Ela ressaltou a oportunidade única que o Brasil possui no momento para promover mudanças significativas e destacou a importância da ApexBrasil para o sucesso dessas iniciativas.

Portanto, a atuação da ministra Simone Tebet durante o 7º Fórum Brasil de Investimentos destaca a importância de ações corajosas e estratégicas para o equilíbrio das contas públicas e o estímulo aos investimentos, visando o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo