DestaqueUOL

Arthur Lira anuncia apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara, buscando também o endosso do PT e do PL.

Presidente da Câmara dos Deputados apoia candidatura de Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (28) o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Casa. O gesto ocorre após Lira afirmar a aliados que o líder do Republicanos seria o seu candidato na eleição da Mesa Diretora. Agora, Lira trabalha para que o PT e o PL também anunciem publicamente endosso à candidatura de Motta.

Além de Motta, os líderes Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) também estão na disputa. Os dois selaram aliança para fazer frente ao nome do líder do Republicanos e buscam atrair o PT e o governo federal, com a proposta de criar um bloco governista, sem o PL.

O presidente da Câmara também anunciou um desfecho para a tramitação do projeto de lei que dá anistia aos condenados pelos ataques do 8 de janeiro. A proposta estava na pauta de votações de sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa na tarde de terça.

Nas últimas semanas, Lira afirmou a aliados que pretendia resolver esse imbróglio acerca da proposta ainda neste ano, para evitar que o projeto contaminasse o debate nas negociações de sua sucessão à frente da Câmara. Havia uma expectativa de encontro entre o presidente da Câmara e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para tratar do assunto.

O PL de Jair Bolsonaro quer a aprovação do texto, enquanto o PT de Lula é contra. Motta foi questionado por deputados do PT sobre seu posicionamento sobre o projeto de lei e evitou se posicionar. Desde então, uma ala do partido passou a ter resistências ao nome do parlamentar.

Até mesmo aliados de Motta avaliam que esse é um tema espinhoso e que é preciso resolvê-lo, para evitar que isso prejudique a campanha do deputado. O Republicanos e o PP também farão atos em apoio a Motta nesta terça (29).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo