Manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal da Cedae visa reforçar abastecimento de mais de 2 milhões de pessoas em cidades do Rio


A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) realizará a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal entre as 4h de quinta-feira (31/10) e as 4h de sexta-feira (1/11). Essa ação é essencial para reforçar a segurança e o desempenho do sistema que abastece São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, atingindo cerca de 2 milhões de pessoas.
A operação contará com a participação de mais de 200 profissionais da Cedae, que realizarão mais de 40 serviços, incluindo instalação de novos equipamentos, reparos, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas. Segundo Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, a manutenção anual é fundamental para garantir o pleno funcionamento do sistema, especialmente durante o verão, período de maior demanda.
Após a conclusão dos serviços, a operação do sistema será retomada gradualmente. A Cedae orienta a população a reservar água para o período de manutenção e adiar atividades que demandem grande consumo.
Vale ressaltar que a distribuição de água nas áreas atendidas é realizada pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, de acordo com as respectivas áreas de atuação.