Agência BrasilDestaque

Eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas neste domingo para escolher prefeitos para os próximos quatro anos

Neste domingo (27), a partir das 8h, os eleitores de 15 capitais e 36 municípios terão a importante tarefa de eleger os prefeitos que irão representá-los nos próximos quatro anos. Diferente do primeiro turno, não haverá disputa para o cargo de vereador. As seções de votação ficarão abertas até as 17h, seguindo o horário de Brasília.

Uma novidade nessas eleições municipais é a adoção do horário unificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), medida que já havia sido implementada nas Eleições Gerais de 2022 e seguiu para o pleito deste ano. Esse horário, no entanto, pode gerar dúvidas em eleitores de cidades como Campo Grande, Cuiabá, Manaus e Porto Velho, que possuem fusos horários distintos da capital federal. Para esses locais, o horário de votação será das 7h às 16h, respeitando o horário local.

Uma informação importante reiterada pela Justiça Eleitoral é que o voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e cidadãos acima de 70 anos. Contudo, é necessário que o título eleitoral esteja regularizado, algo que os eleitores tiveram até o dia 8 de maio deste ano para fazer.

Para os mais de 34 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno, é essencial comparecer à seção eleitoral portando um documento oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório, desde que o eleitor saiba seu número e local de votação, informações que podem ser consultadas no site do TSE ou pelo e-Título, aplicativo disponível para download após o pleito.

Além disso, a Justiça Eleitoral ressalta a importância do cumprimento de regras de segurança na hora de votar, como a proibição de dispositivos eletrônicos na cabine de votação. É permitido, no entanto, o uso de colinhas com os números dos candidatos, assim como manifestações individuais e silenciosas de apoio aos mesmos.

É essencial para a democracia que os cidadãos exerçam seu direito ao voto de forma consciente e responsável, garantindo a representatividade e o futuro de suas cidades. Portanto, a participação ativa e informada dos eleitores é fundamental para o fortalecimento das instituições democráticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo