DestaqueUOL

Eleições municipais de 2024 consolidam protagonismo da direita e centro nas capitais do Brasil. A esquerda tem apenas duas prefeituras.

Resultados do segundo turno das eleições municipais de 2024 mostram predominância de prefeitos de centro e direita nas capitais

Com os resultados do segundo turno das eleições municipais de 2024, as capitais de estado do país foram dominadas por prefeitos ao centro e à direita do espectro político. Dos 26 gestores eleitos no primeiro e segundo turno, 15 são de centro, nove de direita e apenas dois de esquerda, segundo o alinhamento do GPS ideológico da Folha.

Na região Nordeste, 6 das 9 capitais foram vencidas por candidatos de direita, uma pelo centro e duas pela esquerda. Na eleição de 2020, a direita conquistou havia três, o centro, duas, e a esquerda, quatro.

Esse é o pior resultado dos partidos do campo político do presidente Lula (PT) na região desde a redemocratização, em 1985.

Além do avanço no Nordeste, a direita conquistou todas as capitais da região Centro-Oeste. No Sul e no Sudeste, 6 das 7 serão governadas por partidos de centro: quatro pelo PSD (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis) e duas pelo MDB (São Paulo e Porto Alegre).

Essa mudança no cenário político das capitais brasileiras reflete uma realidade de fortalecimento dos partidos de centro e direita, diminuindo a influência da esquerda em diversas regiões do país.

Mapa do Desempenho dos Partidos nas Capitais

Acompanhe no mapa abaixo o desempenho dos diferentes partidos nas capitais brasileiras nas eleições de 2024.

Mapa das Eleições Municipais de 2024

Contribua com o Jornalismo Independente

Aproveitamos também para destacar a importância de apoiar o jornalismo independente. Sua assinatura da Folha nos ajuda a produzir conteúdo de qualidade e a fiscalizar o poder público. Assine agora por apenas R$ 1,90 no 1º mês e faça parte desse movimento!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo