Brasil envia doação de insumos em saúde para o Líbano em nono voo de repatriação da FAB com 16,8 toneladas de carga

Além do midazolam, a aeronave também levou medicamentos e cestas básicas, provenientes de arrecadações realizadas pela Embaixada do Líbano em Brasília, em parceria com o Consulado-Geral do Líbano em São Paulo e com o Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro. Ao todo, a carga totalizou 16,8 toneladas e foi resultado de uma mobilização conjunta entre diversas entidades.
A operação de envio dos insumos foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com os Ministérios da Saúde e da Defesa. A iniciativa faz parte da Operação Raízes do Cedro, promovida pelo governo federal, que já enviou sete cargas de medicamentos, seringas descartáveis e envelopes para reidratação, provenientes dos estoques públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
As doações realizadas pelo Brasil estão alinhadas com a demanda apresentada pela Embaixada do Líbano em Brasília, em setembro. A cooperação humanitária internacional ocorre com base nos estoques do SUS, administrados pelo Ministério da Saúde, e é precedida por uma análise técnica para garantir que não haja comprometimento do abastecimento nacional no âmbito do SUS.
É importante destacar que a solidariedade brasileira tem sido fundamental para amenizar a situação de crise enfrentada pelo povo libanês, mostrando a importância da cooperação internacional em momentos de dificuldade. O Brasil reafirma seu compromisso em ajudar o Líbano a superar os desafios e se restabelecer.