
O candidato Beto Piteri, do partido Republicanos, foi eleito prefeito de Barueri, conforme projeção feita pelo instituto Datafolha.
O Datafolha utiliza um sistema próprio para projetar a vitória de um candidato, acompanhando os dados da apuração divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A projeção considera o peso de cada zona eleitoral em relação ao total de eleitores da cidade, e quando há um número significativo de votos apurados em todas as zonas, é possível estimar a vitória de um candidato.
Com 36% das urnas apuradas, Beto Piteri, que atualmente é vice-prefeito de Barueri, obteve 56,27% dos votos, enquanto seu oponente Gil Arantes, do partido União Brasil, conquistou 43,73%. Piteri liderou no primeiro turno com 48% dos votos contra 39% de Arantes.
Com essa vitória, o prefeito Rubens Furlan, do PSB, reafirma seu domínio político na cidade, acumulando seis mandatos como prefeito de Barueri. Beto Piteri foi secretário de Obras e Governo de Furlan, além de ter sido prefeito de Jandira, cidade vizinha, nos anos 80.
Arantes, que foi aliado de Furlan por 25 anos, rompeu a aliança em 2011, quando não recebeu o apoio do prefeito em sua candidatura a deputado estadual. Arantes já foi prefeito de Barueri por três vezes.
Nestas eleições, Arantes contou com o apoio de Pablo Marçal, do PRTB, que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo. Marçal se comprometeu a assumir a secretaria de Empreendedorismo em Barueri, em caso de vitória de Arantes.
O tema da saúde pública foi central nos debates eleitorais em Barueri, com ambos os candidatos prometendo melhorias no atendimento e redução das filas nos hospitais. Barueri, localizada a 26 km de São Paulo, possui uma população de mais de 316 mil habitantes e é conhecida por abrigar o bairro de Alphaville, uma área de alta renda.
De 2010 a 2022, a população de Barueri cresceu 31%, impulsionada pelo fluxo de famílias em busca de melhores condições de vida. O município possui o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) da região metropolitana de São Paulo.