Criminosos usam QR Code falso para fraudar aluguel de bicicletas no sistema Bike Rio na Tijuca, Zona Norte do Rio

Usuários do sistema Bike Rio denunciam fraude com QR Code
(Foto: Reprodução Transportal)
Recentemente, usuários do sistema de aluguel de bicicletas Bike Rio têm enfrentado problemas com a fraude de QR Code. Criminosos estão agindo no bairro da Tijuca, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, trocando os códigos de identificação das bicicletas para enganar os usuários e obter lucro de forma ilícita.
Os golpistas têm removido os adesivos com o QR Code de uma bicicleta e aplicado em outra, da mesma empresa de aluguel. Dessa forma, quando um usuário realiza o pagamento, a bicicleta liberada é a adulterada pelo bandido, e não aquela que o usuário queria utilizar.
O QR Code é uma das formas de pagamento para o uso do sistema de transporte, que abrange diversos pontos na cidade. A empresa responsável pelo serviço, a Tembici, afirmou estar ciente das ações criminosas e que realiza a manutenção diária das estações para garantir o pleno funcionamento de suas instalações.
Além disso, a Tembici está implementando QR Codes autodestrutivos nas bicicletas. Esses códigos se destroem ao serem retirados, perdendo assim sua validade e dificultando as tentativas de fraude.
Em nota, a empresa comunicou: “Como parte de seus esforços contínuos, a Tembici utiliza seus canais de comunicação para orientar os usuários sobre o uso correto do sistema, reforçando que a retirada e devolução das bicicletas só é confirmada após a luz verde ser acesa e um sinal sonoro ser emitido, garantindo assim o uso e travamento da bike. A empresa reforça também a orientação que caso qualquer ato de vandalismo ou comportamento suspeito seja presenciado que entrem em contato por meio dos canais oficiais de comunicação“.
Diante desse cenário, é importante que os usuários estejam atentos e denunciem qualquer atividade suspeita para evitar prejuízos e garantir a segurança no uso do serviço de aluguel de bicicletas na cidade.
Advertisement
