Agência BrasilDestaque

Pix Agendado Recorrente agora é obrigatório nas instituições financeiras: saiba como funciona e as novas regras impostas pelo Banco Central

A partir desta segunda-feira (28), o Pix Agendado Recorrente se torna um serviço obrigatório, conforme determinação do Banco Central (BC). Com a nova medida, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer esse serviço, que permite agendar pagamentos recorrentes de mesmo valor para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.

Essa determinação foi publicada em resolução pelo BC em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano. O Pix Agendado Recorrente é uma facilidade para quem precisa realizar pagamentos de forma programada, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Profissionais autônomos e empresas que possuem CNPJ podem se beneficiar desse modo de pagamento, recebendo os valores de forma agendada.

Antes da obrigatoriedade, a modalidade era facultativa e dependia da disponibilidade de cada instituição bancária. Agora, a adesão ao Pix Agendado Recorrente é obrigatória para todas as instituições financeiras. Para utilizar esse serviço, o usuário precisa fornecer as informações de pagamento no momento de cadastrar a recorrência.

Essa novidade traz mais comodidade e praticidade para quem precisa realizar pagamentos de forma periódica, sem a necessidade de realizar a transação manualmente a cada vez. Além disso, a segurança do Pix, que opera de forma instantânea e 24 horas por dia, possibilita uma maior agilidade e eficiência nos pagamentos agendados.

Com a obrigatoriedade do Pix Agendado Recorrente, espera-se uma maior adesão e utilização desse serviço, facilitando a vida dos usuários e promovendo uma maior autonomia e controle sobre suas finanças. Esta iniciativa do Banco Central reforça a tendência de inovação e digitalização dos serviços financeiros, acompanhando as demandas e necessidades da sociedade moderna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo