
A participação de mulheres segue desigual, como demonstra a proporção de candidatas nesta eleição municipal. Entre as 15 capitais que terão o segundo turno neste domingo (27), em apenas sete elas disputam como uma das opções do eleitor. Em todo o país, 102 candidatos seguiram para o segundo turno, 15 são mulheres, o que equivale a 14,7%. Mesmo com esse cenário desigual, desde o último pleito municipal, em 2020, houve um aumento de dois pontos percentuais no número de mulheres eleitas.
Segundo dados da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, as mulheres representam 17,92% dos eleitos de 2024. Em 2020, a marca era de 15,83%. No primeiro turno, nenhuma mulher se elegeu prefeita de capital. Na eleição de 2020, esse feito foi alcançado apenas por Cinthia Ribeiro, em Palmas.
As capitais que contarão com mulheres no segundo turno são Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE) e Palmas (TO). Em pelo menos duas destas cidades, candidatas do PL são as favoritas: em Palmas, com Janad Valcari, e em Aracaju, com Emília Corrêa.
…
Campo Grande
Publicidade
Das sete capitais, Campo Grande (MS) se destaca como a única que terá um segundo turno composto por duas candidatas. No interior do Paraná, em Ponta Grossa, a disputa também será entre duas mulheres: Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (União).
De acordo com a pesquisa do instituto Futura Inteligência, divulgada na sexta-feira (25), Rose Modesto (União), lidera as intenções de voto, com 48,4%, ante os 43,3% da atual prefeita, Adriane Lopes (PP).
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. As candidatas estão tecnicamente empatadas. Brancos e nulos representam 3,9%, indecisos, não sabem ou não quiseram responder somam 4,4%.
…
Curitiba
Em Curitiba, a jornalista Cristina Graeml (PMB) figura atrás de Eduardo Pimentel (PSD), atual vice-prefeito, nas intenções de voto, apesar de demonstrar algum equilíbrio na preferência dos eleitores paranaenses.
De acordo com pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na quinta-feira (24), Pimentel figura com 48,8% de intenção de votos e Graeml aparece com 41,2%. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Natal
Em Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União) lidera as intenções de voto…