
Presidente Lula cancela participação na COP29 no Azerbaijão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu cancelar sua participação na COP29, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá em Baku, capital do Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro. O motivo do cancelamento está relacionado ao foco do presidente nas cúpulas da Apec e do G20, marcadas para novembro.
Para substituir Lula na COP29, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi designado para representar o Brasil no evento. Essa não foi a única conferência internacional da qual o presidente desistiu de participar, já que também cancelou sua presença na COP16, conferência da ONU sobre biodiversidade em Cali, na Colômbia.
O cancelamento da participação do presidente Lula no Azerbaijão ocorreu pouco tempo após um acidente doméstico que resultou em uma queda no banheiro, ocasionando uma pequena hemorragia e a necessidade de levar pontos na cabeça. Apesar disso, o Palácio do Planalto afirmou que a desistência não está relacionada ao acidente.
Vale ressaltar que o Brasil sediará a próxima COP climática, que ocorrerá em Belém no próximo ano, e a COP30 está prevista para acontecer em novembro de 2025.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas e pode baixar o aplicativo para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!