
Neste sábado (26), o instituto Quaest divulgou os resultados das pesquisas eleitorais nas 15 capitais que terão segundo turno no domingo. Em Cuiabá e Fortaleza, as disputas entre candidatos do PT e PL estão acirradas, com empate técnico e numérico, apontando um cenário de 50% X 50% nos votos válidos. As eleições nessas cidades colocam em confronto direto um deputado federal bolsonarista e um deputado estadual petista.
Na capital cearense, Fortaleza, os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) estão empatados com metade dos votos válidos, de acordo com a pesquisa realizada pela Quaest. O levantamento entrevistou 1.002 eleitores e foi encomendado pela TV Verdes Mares. Em relação aos números, brancos e nulos somaram 11%, enquanto Fernandes e Leitão obtiveram 44% das intenções de voto, com apenas 1% de indecisos.
Nos números divulgados para Cuiabá, Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) também aparecem em empate, com 50% dos votos válidos cada. A pesquisa feita pela Quaest, registrada sob protocolo MT-08652/2024 e encomendada pela TV Centro América, entrevistou 1.000 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro. Em relação à última pesquisa, Brunini se manteve com 44% e Lúdio oscilou positivamente três pontos percentuais.
No cálculo de votos válidos, o instituto considera não apenas as intenções de voto, mas também o perfil e padrão de comparecimento dos eleitores, bem como a probabilidade de saída de casa para votar e propensão de voto. Esses elementos influenciam diretamente no resultado das pesquisas eleitorais e são levados em conta para a previsão dos resultados finais nas urnas.
Leia também: O segredo da campanha petista que chegou ao segundo turno no reduto bolsonarista