Versão digital da credencial de estacionamento exclusivo para PCDs e idosos já está disponível no aplicativo da CDT

Segundo informações do Ministério dos Transportes, cerca de 19,4 milhões de pessoas serão beneficiadas com essa iniciativa, sendo 16 milhões de idosos e 3,4 milhões de PCDs que estão cadastrados no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. Além da utilização do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), outra opção disponível é a emissão da versão impressa da credencial de forma online, por meio do Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Uma novidade importante é que o documento agora terá validade vitalícia para os idosos, ao contrário dos 5 anos anteriores. Para as pessoas com deficiência, a autorização continuará válida enquanto estiverem cadastradas na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
O processo de fiscalização será realizado pelos agentes de trânsito e policiais através de um aplicativo que permite verificar, pela placa ou QR Code, se há uma credencial vinculada ao veículo estacionado. A legislação de trânsito determina que estacionar de forma indevida em locais reservados para pessoas com deficiência e idosos é considerada uma infração gravíssima, que resulta na adição de 7 pontos à CNH e em uma multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo.
Com essa nova iniciativa, o governo busca facilitar o acesso e garantir a segurança e a comodidade para aqueles que necessitam dessas vagas exclusivas.